O que é textura projetada?

manutencao predial

 

A textura projetada é um tipo de acabamento que tem a função de decorar e proteger as paredes e é hidro-repelente, o que ajuda a prevenir contra infiltrações, mofos e fungos. Ela é utilizada, normalmente, em áreas externas para proteger e regularizar imperfeições das paredes. Muitos condomínios e casas costumam realizar reforma predial ou reforma de fachada já utilizando esse tipo de textura.

A textura projetada pode ser usada também para decorações em paredes internas. Ela é um material muito resistente, pode ser lavável, e não exige pintura, já que a massa pode vir pigmentada.

Nesse post vamos falar um pouco mais sobre a utilização de texturas em reforma predial e reforma de fachada, utilização de textura acrílica e resina acrílica.

Textura acrílica e resina acrílica

A resina acrílica é usada para impermeabilizar, isolar e proteger telhas, tijolos cerâmicos e pedras naturais. Algumas resinas também podem ser usadas em telhas de fibrocimento. Elas podem ser encontradas na versão sintética e na versão a base d’água, que tem cheiro mais suave e seca mais rápido. O acabamento proporcionado pela resina acrílica é, geralmente, brilhante ou acetinado, formando uma película que pode ser incolor ou colorida.

A textura acrílica é um revestimento pronto para aplicação que substitui a tinta e dá um acabamento superior e decorado ao ambiente. Sua aparência final está diretamente ligada à diluição e ao tipo de rolo para texturar que você vai usar. A textura acrílica é a maneira mais prática de se obter um efeito de textura em suas paredes, pois pode ser aplicada diretamente sobre o reboco e disfarça pequenas imperfeições da superfície. É de cor branca, mas você pode obter um efeito decorativo com outras cores, aplicando tinta sobre a textura.

A textura projetada é um revestimento feito de uma maneira diferente das textura acrílica e da resina acrílica. A aplicação desta textura é feita através de pistolas de alta pressão o que permite resultados estéticos muito bonitos além de oferecer também uma alta produtividade durante a aplicação.

Existem texturas que prometem resistência com baixo custo. Porém, essas texturas podem apresentar esfarelamento antes mesmo de 3 anos. Esse esfarelamento é causado pela baixa quantidade de resina acrílica e hidro-repelente.

Reforma Predial e Reforma de Fachada

Mas como aplicar a textura projetada?

  1. Em caso de reforma de fachada, a superfície deverá ser preparada previamente com correção de pequenas imperfeições utilizando massa corrida (de preferência ACRÍLICA) e/ou argamassas e todas as trincas e microfissuras tratadas;
  1. Isolar toda a área a ser aplicada com utilização de lonas, fitas crepe e plástico bolha em caso de superfícies frágeis;
  1. Toda a parede deverá ser selada com selador acrílico ou tinta acrílica;
  1. Para começar a aplicar a Textura Projetada observe a consistência do produto. Se necessário diluir com no máximo 10% de água, ou seja, 250ml para barricas de 25kg e 400ml para as barricas de 40kg;
  1. Tenha em mãos todas as ferramentas necessárias para a aplicação da textura projetada como: trinchas, compressor, rolos de PVC lisos e thinner ou aguarrás;
  1. Aplique com o compressor uma fina camada de textura projetada utilizando um bico fino;
  1. Após a secagem da camada inicial aplique sobre a superfície uma nova camada mais grossa, com um bico grosso, deixando pelotas de textura sobre a fachada;
  1. Para finalizar, passe o rolo liso sobre a textura. Lembre-se de que o rolo deve ser a todo tempo molhado em thinner ou aguarrás, para permitir o alisamento da textura projetada.

Quer saber mais sobre textura projetada, reforma predial, reforma de fachada, textura acrílica e resina acrílica? Entre em nosso blog.

×