Manutenção predial – importância da limpeza de fachada

manutencao preventiva

A importância da manutenção predial e a limpeza da fachada

A limpeza de fachada de edifícios ou prédios baixos é um dos principais fatores que impactam a imagem de uma empresa. É um dos trabalhos que exige maior grau de atenção na hora de contratar uma equipe para realiza-lo e, ao mesmo tempo, problemas com orçamento ou na execução da limpeza de fachada podem resultar em despesas imprevistas para o cliente.

A limpeza de fachadas ou revitalização de fachada torna possível evitar a deterioração das construções civis, melhora a imagem perante as pessoas e ainda ajudar a agregar valor ao imóvel. É comum que um local seja julgado pelo aspecto que apresenta visualmente e é por isso que a limpeza de fachada, a reforma de fachada ou a revitalização de fachada de um prédio precisa estar sempre conservada.

Nessa publicação vamos falar um pouco mais sobre a importância de realizar uma manutenção predial e vamos dar algumas dicas de pontos importantes ao contratar esse tipo de serviço.

Limpeza de fachada – como funciona

A fachada de um edifício é formada pelas faces exteriores da edificação. Elas são as partes mais expostas às variações climáticas e, por isso, precisam de manutenções e limpezas periódicas. A frequência com a qual se deve realizar a manutenção depende dos tipos e da qualidade dos materiais empregados na construção.

Fachadas compostas por vidros, por exemplo, precisam de limpezas com maior frequência do que uma fachada em concreto.

Mas outro ponto importante a se observar é a localização do imóvel, do clima e da quantidade de automóveis que circulam próximo ao edifício.

Por exemplo, um prédio localizado em uma grande avenida está mais exposto a sujeiras provocadas pela queima de combustível do que um imóvel estabelecido em uma rua com pouca circulação.

A limpeza de fachada está relacionada a questões de higiene e existem duas razoes principais a serem consideradas na hora de determinar sobre a limpeza da parte externa de um prédio: prevenção de riscos e prejuízos e valorização da edificação e das suas unidades no mercado imobiliário.

A manutenção predial pode ser feita através do alpinismo industrial, balancins, andaimes ou até o simples hidrojateamento para realizar a limpeza da fachada. No entanto, a escolha da técnica precisa levar em consideração o material, a estrutura e o tipo da construção.

Além da limpeza de fachada, existem outros serviços comum de serem realizados na manutenção predial. A reforma de fachada e a impermeabilização de fachada são tão importantes quanto a limpeza.

Com relação à limpeza, é importante observar os tipos mais comuns de revestimentos:

  • Cerâmica.
  • Vidro (espelho).
  • Palhas de aço.

O grau de sujeira, a altura do prédio, a acessibilidade e os produtos que serão utilizados também devem estar de acordo com o material de revestimento.

Revitalização de fachada – Limpeza da fachada

Ao realizar a contratação de uma empresa para a revitalização da fachada, você deve receber um orçamento contendo os seguintes itens:

  • Diagnóstico da superfície com a descrição do revestimento, grau de sujeira e pontos de acessibilidade.
  • Descrição dos serviços e produtos contemplados na revitalização.
  • Cronograma de execução das atividades, com data bem delimitada de início e fim dos serviços.
  • Preço total ou discriminado dos materiais e mão de obra de empregados.
  • Itens e serviços não inclusos (opcional). Pode ajudar a deixar o trabalho mais claro e evitar surpresas com acréscimos de valores ou de atividades após o fechamento do contrato.

A limpeza e revitalização de fachada exige conhecimentos sobre produtos químicos, materiais de revestimento de construção, equipamentos de segurança e atendimento de normas trabalhistas específicas.

A mão de obra para este tipo de serviço é especializada e os equipamentos e maquinários próprios para essa atividades são especializados para esse tipo de atividade.

Quer saber mais sobre reforma de fachada, limpeza de fachada, impermeabilização de fachada e manutenção predial? Entre em nosso blog.

×